o que é uma maçonaria


História: As origens e o desenvolvimento inicial da Maçonaria são assunto de algum debate e conjectura. Um poema conhecido como "Manuscrito Regius" foi datado de aproximadamente 1390 e é o mais antigo texto maçônico conhecido.

 Há evidências que sugerem que existiam lojas maçônicas na Escócia no final do século XVI (por exemplo, a Loja em Kilwinning, na Escócia, tem registros que datam do final do século XVI, e é mencionada nos Segundo Estatutos de Schaw ( 1599) que especificou que "ye guardião de ye lug de Kilwynning tak tryall de ye airt de memorie e ciência yrof, de everie fellowe de ofício e everie prenteiss de acordo com ayr de yr vocações"). Há referências claras à existência de lojas na Inglaterra em meados do século XVII.

A Maçonaria é uma organização fraternal que surgiu de origens obscuras no final do século XVI ao início do século XVII. A Maçonaria agora existe em várias formas em todo o mundo, com uma filiação estimada em cerca de seis milhões, incluindo aproximadamente 150.000 sob as jurisdições da Grande Loja da Escócia e Grande Loja da Irlanda, mais de um quarto de milhão sob a jurisdição dos Estados Unidos. Grande Loja da Inglaterra e pouco menos de dois milhões nos Estados Unidos

A fraternidade é administrativamente organizada em Grandes Lojas independentes ou às vezes em Orientes, cada qual governando sua própria jurisdição, que consiste em Lojas subordinadas (ou constituintes). As várias Grandes Lojas reconhecem-se mutuamente, ou não, com base na adesão a marcos (uma Grande Loja normalmente considerará outras Grandes Lojas que compartilham marcos comuns como regulares, e aquelas que não são "irregulares" ou "clandestinas").

Há também órgãos anexados, que são organizações relacionadas ao ramo principal da Maçonaria, mas com administração independente.


Leave a comment